UMA HISTÓRIA DE CORAGEM

Ao historiarmos os primeiros passos desta escola, gostaríamos de destacar alguns fatos quanto a seu nascedouro. A iniciativa da professora Marli Ávila Osório envolveu a família, os amigos e a comunidade, tudo em um claro intuito de oferecer uma nova opção educacional para o então distrito de Sumaré.
Antes de assumir sua atual identidade, a Escola passou por transformações em seu nome, endereço e estrutura física. Quanto ao nome fantasia, a Escola começou como "Amiguinho Recreação Infantil", depois "Escolinha Passo a Passo" e finalmente "Centro Educacional Inovação". Das humildes instalações na Rua João Frutuoso Miranda Filho nº 440, a Escola mudou-se para as atuais dependências da Rua Zacarias Costa Camargo nº 65.
Hoje, a Escola ocupa região privilegiada, onde encontramos o centro econômico e comercial do município. Neste local contamos com um prédio que tem mais ou menos três mil metros em área construída e uma área equivalente a ser ampliada. Destaca-se por suas colunas exteriores, sacadas e balaústres, dando uma idéia de castelo, uma parte integrante do nosso brasão.
A motivação para implantação da Escola começou com a vontade de prestar um serviço de qualidade a preços acessíveis. Nesta época a Professora Marli atuava em escola particular da região, e já se destacava pela sua competência e dedicação. Foi na busca desses ideais que, sem qualquer retorno financeiro, ela pintou sua sala, comprou cortinas, montou cantinho da leitura, implantou bebedouro rebaixado e pia adaptada para seus alunos, entre outras novidades. Foram estas alterações físicas e sua intensa dedicação ao magistério que, geraram sua boa reputação, a qual viabilizou vôos mais altos. Sendo assim, em 1986, a professora Marli desliga-se de seu emprego e dá início a seu sonho.
Como resultado disto, em 05 de fevereiro de 1987, nasce a micro empresa Amiguinho Recreação Infantil S/C Ltda ME, a qual tinha como sócias a Professora Marli Ávila Osório e a filha caçula, a Professora Suzana Ávila Osório. Foram testemunhas o Professor Itamar Ávila Osório, o filho mais velho e o Sr. Ivaldo Ávila Osório, o filho do meio. Queremos aproveitar a oportunidade para dar destaque a outras pessoas que auxiliaram na constituição deste primeiro passo, entre eles, o Professor e Advogado Lúcio Alves da Costa, para o qual gostaríamos de fazer uma menção honrosa em sua memória, e o sobrinho Isac Brenha, nosso primeiro contador e atual administrador das Faculdades Hoyler.
Neste momento não poderíamos deixar de destacar a ação quase que imperceptível do companheiro e constante auxiliador, o Sr. Tibiriçá Fernandes Osório, o qual nos momentos de dificuldade. Era o espaço físico do Pré-escolar que não nos permitia crescer, mas segundo a Professora Marli: "Deus nos enviou a oportunidade certa". Nesta procura por um local adequado foram visitadas as imobiliárias, e, nada. Mas quando as esperanças pareciam perdidas o milagre aconteceu. A professora Marli resolveu questionar um transeunte, uma pessoa desconhecida, e ali mesmo na calçada, recebeu a informação de que havia uma chácara próxima a imobiliária Eldorado, que apesar de não contar com asfalto estava situada em região central. Segundo a pessoa, o dono residia em São Paulo e estava necessitando vender o imóvel, e mais, poderíamos obter informações com os próprios caseiros. Foi assim que conhecemos a Chácara das Flores, a antiga sede de uma gleba de terra, a qual depois do desmembramento ficou com 3.700 m2, contendo uma ampla casa com mobiliário colonial, uma casa para o caseiro, um galpão e um amplo pomar.
Era muito mais do que esperávamos, e logo nos apaixonamos pelo local situado abaixo do bairro Remanso Campineiro, na Rua Zacarias Costa Camargo n° 65. Mesmo sendo ofertado por bom preço, não a teríamos comprado se não fosse a ajuda do Tio Noé, um dos irmãos da Professora Marli, a quem hoje queremos dedicar parte do nosso sucesso, pois ele não só acreditou em nosso sonho, mas o tornou viável. Muito obrigado Tio Noé, que Deus lhe pague em dobro tudo o que você fez por nós.
Sendo assim, em primeiro de setembro de 1989, registramos no 1° Cartório de Notas e Anexos de Sumaré, a compra do referido imóvel. Em 1990, transferiu-se o Pré-escolar para a então "Chácara das Flores", um local amplo, bem arborizado, com amplas instalações e local privilegiado. Era apenas o início de um grande desafio, o qual tem se perpetuado até os nossos dias.